terça-feira, 17 de setembro de 2013

Viajando com alérgico alimentar - Bariloche

  Esse ano voltamos a Argentina, porém, fomos Bariloche desta vez. Como ano passado, não tivemos problemas em encontrar lugares para João, e nós, comermos. Entretanto, a variedade foi quase nula e confesso que no fim eu já não aguentava mais comer a mesma comida todo dia,rs. Porém, acho q vale a pena viajar, fazer algo diferente, deixar a criança aproveitar a vida, mesmo com alergia alimentar. 
  Para acomodação escolhemos ficar em apartamentos ao invés de hotéis, pela facilidade de poder cozinhar a janta para o João todos os dias e também, para evitar os cafés da manhã "maravilhosos" que não poderíamos chegar nem perto. Assim, como antes, levamos muitas torradinhas e essas eram nosso café quase todos os dias. Em outros, conseguimos encontrar pão francês e o utilizamos também.Para acompanhar? Sucos. Como agora João não está mais com o leite em pó, não levamos o leite dele. E todos tomamos sucos. Sei que a maioria das pessoas não acha legal cozinhar nas férias, mas nós sabemos que as famílias de alérgicos alimentares têm que se adaptar, e muitas vezes, inclui um sacrifício, neste caso, o de cozinhar. Eu nem me importo, achei bem tranquilo fazer o jantarzinho dele. Foi uma ótima solução.  O que preparávamos? Legumes cozidos e filés de carne ou frango. Super rápido e João comia tudo. 
  Nos restaurantes, escolhíamos sempre a mesma coisa, por não haver mesmo outra opção. Não tão saudável, pois sempre comíamos batata frita, entretanto, é uma viagem , não dia a dia, algumas concessões para deixar a vida mais fácil, não vão matar ninguém. Então, era batata frita com bifes. Até hoje, quase dois meses depois, não estou muito amiga da carne,rs.  
  No avião, solicitamos comida especial, mas não foi uma  opção completamente satisfatória,tendo em vista que como ele não pode soja também, tivemos que descartar quase tudo. Só valeu pela salada de frutas. Assim, mesmo quando parece que há uma outra solução, é sempre imprescindível termos nossas comidinhas guardadas na bolsa. E essas também são fundamentais para o dia a dia da viagem, nos passeios são sempre usadas de lanche.
  Mais uma vez reforço que acho super válido viajar com um alérgico alimentar. Tendo sempre a segurança em primeiro lugar e se preparando bastante, fazendo pesquisas de restaurantes desde antes do embarque. E não esquecendo de levar opções de sobra para comer em caso de algo dar errado.Ainda, é fundamental levar uma receitinha médica com todos os medicamentos que poderão ser necessários.  Fomos, curtimos e voltamos sem crises. Recomendo.  

5 comentários:

  1. Olá Letícia, gosto muito de ler os seus relatos de férias, porque me identifico muito. Cheguei a semana passada, fomos de férias para o Algarve, no sul de Portugal. Agora também só procuramos apartamentos, é muito mais confortável ter a cozinha, porque no caso da minha filha, ela é mais nova, e ainda não come comida de restaurante. Não me importo nada de cozinhar. Cheguei, procurei o supermercado mais próximo, comprei as verduras e frutas, e fiz a sopinha dela, arroz, etc. Apesar de ser apartamento, tinha restaurante onde serviam o pequeno almoço e jantar, e nós comemos lá sem problema, porque ela podia acompanhar com pão e um prato com fruta, não pede coisas que não pode comer. E como você disse, a bolsa com o lanche e medicamentos tem ir sempre atrás. Fomos e viemos sem acidentes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que legal Susana!!! Mais um bom lugar para indicar, adorei. Sempre me conte essas novidades, adoro,rs. Feliz que vocês também estejam se divertindo e vivendo bem com essa alergia.
      Bjks.

      Excluir
    2. Letícia, muito legal o seu relato, eu também gosto de viajar com minha filha que é alérgica ao leite de vaca, e sempre que possível optamos por ficar em apartamento ao invés de hotel.
      Ainda não fomos para a Argentina, talvez em breve, já que você consegui me dá mais esperanças.

      Excluir
    3. Olá, Ana! Confesso que sempre que vamos para qualquer lugar, bate aquele medinho, né? Mas encaramos e até agora tem sido tudo bem. Fico feliz em ver que vocês também estão nessa jornada,rs.
      Abs, Letícia.

      Excluir
  2. Esqueci de contar que ela provou gelado pela primeira vez, mas não gosta porque é frio,rs. Sabe o seu post do menino metódico, é mesmo assim, a habituação às coisas de casa, torna complicado introduzir coisas diferentes. Mas a parte boa é que foi o suficiente para testar o gelado e não reagiu. Encontrei no supermercado, existe de baunilha e ervilha (sim, é proteína de ervilha mesmo), e chocolate com ervilha. Eu só provei baunilha, mas o sabor é idêntico e mesmo bom. Aqui na minha cidade também tem essa rede de supermercados, e depois volto a tentar novamente, o que interessa é existir essas opções. Bjs

    ResponderExcluir