terça-feira, 8 de outubro de 2013

Muita alegria - Livres de uma alergia!!!! - alergia a proteína da soja.

   Com certeza esse é um dos posts que me dá maior satisfação, alegria, alívio e esperança de escrever. Pela primeira vez em quase 4 anos temos uma melhora no quadro de alergia do João. Como já comentei há alguns dias, fizemos o exame de sangue, depois o teste de pele e tinham dado negativos. Nesse fim de semana fizemos o teste de ingestão. Com muita apreensão do próprio João e da mamãe aqui também, ele tomou uma quantidade equivalente a um copinho descartável de café, do leite de soja. E foi observado por 48hs e depois tomou mais 100ml do mesmo leite. Resultado: nada aconteceu! Sem reações!!! Ele não gostou do leite e não quer tomá-lo novamente. Tudo bem, não queremos que tome mesmo, vamos continuar a dar o leite de aveia, mas poder ingerir a proteína de soja abre mil e uma portas e mil e uma possibilidade de alimentos. Há proteína de soja em muito mais alimentos que a maioria das pessoas imagina: salsichas, perus(usado muito nas festas de fim de ano que se aproximam),  biscoitos...sem contar que existem iogurtes de soja, que serão muito interessantes. Enfim, não iremos sair pelo mundo procurando alimentos com soja para fornecer a ele e nem daremos o leite, mas teremos que possibilidade de criar muito mais em sua alimentação.
  Os motivos principais de não darmos o leite de soja é que neste não há mais cálcio que o no leite de aveia ( o que oferecemos pelo menos), e ainda tem mais sódio. Além do mais ainda existe inúmeros textos que relatam problemas hormonais devido ao uso excessivo de soja. Alguns simples podem ser encontrados na internet mesmo, como os seguintes dos sites: Nutrição em palta e Hospital infantil Sabará. Colocarei, com o tempo algumas receitas que contenham soja, mas não vou modificar as existentes e as receitas com o novo ingrediente serão identificadas de forma muito clara.
  Dia 05/10/13 será lembrado como uma etapa importante! Torcendo para novas vitórias chegarem, não só para o João, mas também para todos os pequenos que passam por essa experiência de alergia alimentar 

5 comentários:

  1. Nossa que felicidade é a cura de uma alergia para a mãe dos bbs né , minha filha tem Aplv e sei o quanto é difícil.....torcendo pedindo a Deus para q um dia essa vitoria seja nossa tbem .Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, Nathalia. Torcendo por vcs também. Bjks.

      Excluir
  2. Parabéns, muito feliz por vcs!!! Vc pode me dizer se faz o leite de aveia ou se compra e qual marca? Meu filho toma neocate, mas gostaria de incluir outras possibilidades na dieta dele...Obrigad!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Naira, já fiz e compro também. Uso da Jasmine mesmo. Para fazer o leite de aveia tenho a receita na págian de lanches:
      http://acozinhadejoao.blogspot.com.br/p/lanches.html
      Boa sorte para vocês!

      Excluir
  3. Muito obrigada, Leticia. Vou comprar o da jasmine e tentar novas possibilidades por aqui!

    ResponderExcluir