sexta-feira, 27 de abril de 2012

Introdução de novos alimentos

Aproveitando o gancho de duas conversas com pessoas diferentes, sobre um mesmo assunto, vou comentá-lo aqui.

Introduzir novos alimentos em crianças com alergia alimentar é uma coisa que deve ser feita com muito cuidado e critério. O melhor mesmo é fazer com ordem e acompanhamento médico(mas confesso que já fiz por minha conta também). Muitas vezes as restrições são tantas que ficamos ansiosas para aumentar nossas opções de alimentos, entendo bem. Porém, algumas crianças têm alergias a mais de um alimento. Por exemplo, crianças com alergia a soja podem ter a feijões e outros grãos também. Assim, como na maioria das vezes, nós mães, não sabemos qual alimento é relacionado com qual, devemos sempre contar com auxilio de profissional capacitado. Conste que nem sempre é só o pediatra. Acredito que nutricionistas, gastros e alergistas são de grande ajuda. 
Pergunte sempre ao médico o que e quando introduzir. Depois da ingestão há um tempo para a observação, para ver se este ou aquele alimento provocou reação. Então, questione sempre! E observe, ninguém conhece melhor as reações do seu filho que você mesma. Qualquer manifestação, por menor que seja pode ser importante.

4 comentários:

  1. Querida Letícia, metendo a colher no seu blog, rs, importante também notar que a alergia as vezes se manifesta de formas que a gente não espera, como calombos semelhantes a mordidas de mosquito, desarranjo intestinal, respiração com chiado, tosse, até otites recorrentes e infecções de garganta. A dica é observar sempre seu filho, afinal a gente sabe quando algo está fora do seu normal, e buscar auxílio, não negligenciando nenhuma manifestação porque pode ser importante no diagnostico. Bjs

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!!! Li todas as postagens. Acho que muita gente pode ser ajudada com seu blog, Lê! Excelente iniciativa! Bjs, Carla.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Joana! Ninguém melhor que nós para sabermos se nossos filhos estão com algo fora do normal. E as manifestações são tão variadas que podem confundir muita gente.
    Pode meter sua colher sempre! Você é mais que bem vinda!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Carla, Obrigada, amiga! Passe sempre por aqui. E se tiver uma receita legal, pode deixar também,rs.

    ResponderExcluir