terça-feira, 17 de abril de 2012

Nossa história

Como tudo começou...

João, por volta dos 5 meses de idade, quando meu leite materno secou, passou  tomar fórmula infantil e comer frutas. Neste mesmo momento começou apresentar roncos no peito, parecendo(em um linguagem bastante leiga) com secreção presa. Na época, sua pediatra achou que seria um primeiro resfriado e  medicou-o como tal. Também observamos uma prisão de ventre, e para melhorar tal quadro mudamos a fórmula e usamos ameixa. Naquele momento não sabia o porquê, mas ele teve uma grande reação a ameixa seca,muita diarreia, barriga inchada e cólicas Entretanto, os sintomas não sumiram, eles iam e vinham. E apareceram várias marcas vermelhas e secas na pele, principalmente pernas e ao redor da boca. Tratamos as lesões da pele separadamente, com pomadas e cremes. Porém nada mudava.

A medida tomada, foi a mudança de pediatra. Assim, este novo, desconfiou da alergia a leite. Mas não foi totalmente certo, já que os sintomas intestinais haviam sumido. Por esta razão tratou com anti-alérgico tópico as lesões e com nebulizações os sintomas respiratórios. 
Neste momento observamos alguma melhora, mas ainda vivenciávamos diariamente os sintomas. Um mês mais tarde, foi quando o pequeno João passou a apresentar grandes e intensas diarreias. Assim, o pediatra foi categórico, era alergia a leite. 

Nos passou um antialérgico corticóide, uma dieta sem nada de leite e derivados e prescreveu leite de soja e liberou todos os produtos que continham soja, como sucos. E inserimos alimentos salgados. Não tivemos maiores explicações sobre a alergia a leite e nem que existe a possibilidade de quem tem esta restrição ter  outras também.

João ficou bem melhor, vários sintomas regrediram. Porém nunca ficou 100% normal. 

Foi a partir daí que conheci o "mundo da soja": Leites de soja em pó, com vários sabores, pão de queijo de soja, iogurte de soja, pães de forma sem leite e com soja, biscoitos sem leite, mas com soja. Foi também a partir daí que me introduzi na profunda leitura de rótulos. 


Comecei a pesquisar bastante e aprender muito. Mas ainda estava muito leia e iniciante no assunto.

Neste momento começa a cozinha de João. Quando passamos a preparar pratos com o objetivo de controlar a alergia e, com a esperança de vê-lo bom um dia.

2 comentários:

  1. Amiga, sou sua fã nº1, adorei a "cozinha do Joao"!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, amiga querida! Você foi minha incentivadora,rs.

    ResponderExcluir