quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nossa história continuação

Continuando nossa história:


  Com o diagnóstico comecei a realizar muitas pesquisas. Aprendi bastante e criei mais dúvidas, já que li que muitas crianças com aplv também têm alergia a soja e nosso pediatra continuava insistindo que não. Aprendi também que a soja pode alterar a carga hormonal de crianças(quanto a isso falo mais tarde). Dar ou não carne de vaca? Mas aprendi também, que a vida sem o leite era bem possível e tranquila. E meu filho continuava crescendo e se desenvolvendo normalmente. Então, foi uma adaptação rápida e tranquila. Inclusive fizemos uma viagem com João neste período, e ele se alimentou normalmente; levamos sua fórmula de soja(com receita médica, para caso de termos problemas) e de resto comeu a mesma comida que nós. Nos restaurantes sempre perguntávamos os componentes e não tivemos problemas. Neste passeio teve 2 dias de grandes diarreias, mas nada que o abatesse.
  Porém, João, nunca ficou totalmente sem sintomas. Ficamos um ano com a soja e neste tempo volta e meia tinha diarreias e as fezes nunca foram normais, sempre mais pastosas. A pele ficou bem melhor, as lesões sumiram, mas ainda apareciam as vezes. Insisti mais algumas vezes com o médico dele sobre os sintomas, mas nada ocorreu. Então, mais uma vez trocamos de médico. Encontramos uma alergista e homeopata que logo diagnosticou a alergia a proteína do ovo e da soja. E nos ensinou que quem tem aplv também não pode ingerir leites de outras origens, como cabra, já que as proteínas são muito similares e também podem dar sintomas.
  Aí, as coisas foram um pouco mais difíceis. Tivemos a introdução de uma nova fórmula, que meu filho nunca gostou e todos os dias temos uma luta tentando fazê-lo tomar. E todos os biscoitos,bolos, pães, iogurtes que ele tomava tiveram que ser modificados. A carne de vaca não foi retirada, já que a alergista nos garante que a incidência de alergia a ela é ínfima. Fizemos observações com alguns alimentos, como feijões. E o milho, que graças a Deus deu negativo.   
   Mesmo assim, algumas informações não nos foram passadas. E olhando agora, me sinto culpada de não ter feito tudo que deveria. Como por exemplo a troca de utensílios. Essas foram informações que fui aprendendo conversando e lendo sobre o assunto. Outra coisa, é a alergia a corante: perguntei a respeito, mas pelos sintomas e exames, aparentemente, ele não teria. Só para evitar não damos corantes amarelos. Entretanto agora, estamos começando a desconfiar que possa ter a corantes vermelhos. Ainda em investigação.
    Hoje, ele está super bem, crescimento normal, ativo e alegre. Mas ainda muito reativo ao leite. Fizemos um teste há menos de um mês e foi bem ruim. Deve começar a tomar complemento de cálcio, já que não toma quase o leite dele. E além da alergista, encontramos, finalmente, uma boa pediatra. 

Alerta: quando receber o diagnóstico de alergia a leite de vaca, tenha uma longa conversa com seu médico. Pergunte como é feito o diagnóstico, o porquê de fazer ou não outros testes auxiliares, se há algum outro alimento que possa dar alergia também, o que procurar nos rótulos, se é ou não necessário complementar a alimentação com vitaminas, caso o médico recomende tirar algum outro alimento diferente, pergunte por que. Se os sintomas estiverem demorando a sumir, converse novamente, não tenha medo de questionar e insistir. Os médicos são fundamentais em nosso dia a dia de alergia a leite, mas não são senhores de todos os saberes e podem sim estar enganados. Muitos ainda não têm todo conhecimento necessário para lidar com nossos pequenos.

4 comentários:

  1. oi Letícia, como você sabe que seu filho é alérgico a corantes? tem alguma reação? ela é imediata ou tardia? porque estou começando a desconfiar que minha filha tem alguma intolerância a corantes também, mas o sintoma (febre e cocô com muco) só vem depois de 1 ou 2 dias... obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Elisangela!
      Bem, desconfiava há algum tempo. Quando ele comia alguma coisa vermelha, não natural, apareciam bolinhas pelo corpo, que coçavam um pouco. Mas como eram algumas somente, e por não ter certeza, já que acabava desconfiando de outra coisa, e ainda mais por ele já ter uma dieta tão restrita, nem nós, nem a alergista vimos, no início, razão para cortar de fato corantes de sua dieta. E assim fomos um tempo. Quando ele tomou por 3 dias um remédio com corante vermelho especificamente, ficou, coitadinho, todo empolado, muita irritação na pele, muita coceira e fezes alteradas. Depois disso tivemos certeza. E para não retirar todos os outros, tomei coragem de ir testando alimentos com outros corantes. O amarela, geralmente mais temido, não teve reação. Mas ao azul, tenho dúvidas, desta forma, evito ao máximo, mas se for ocasionalmente não proíbo.
      Sobre o tempo de reação, como comentei foram 3 dias de remédio, no primeiro apareceram pouquissimas reações, para falar a verdade, nem relacionei uma coisa com a outra.No segundo dia a pele piorou, mas só no começo do terceiro dia é que a coisa ficou feia. Então, acredito(opinião de leiga), que a resposta pode ser tardia mesmo.
      Bjks.

      Excluir
  2. entendi... a minha filha não tem reações no corpo, mas fica gripadinha e com febre... a maioria das vezes coincidiu com uso de coisas com corantes. Hoje a pediatra disse que dessa vez foi amidalite, não foi corante, não... mas vou ficar alerta como vc fez... Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Poxa gostei dessa dica....
    Vc já tem algum post que fala sobre o que procurar na embalagem de alimentos industrializados para saber se tem ou não leite??
    Se tiver vou procurar aqui,se não, seria uma boa um post sobre isso..
    bj

    ResponderExcluir