terça-feira, 10 de julho de 2012

Alergia alimentar a corantes


  Estamos com mais uma restrição alimentar, que ainda será confirmada por exames, mas já cortamos da dieta e estamos observando bem de perto. Desta vez o "vilão" é o corante vermelho. No caso específico o vermelho 33. Mas, a princípio, tiramos todos os vermelhos. Como saber a qual específicamente uma pessoa é alérgica? Será que os outros também darão problemas? Será que alguma outra substância foi o causador ou é o corante mesmo(apesar de não encontrar nada no que foi consumido que possa ter causado alergia- fizemos uma qualificação grande do que foi ingerido)? Esta última pergunta vem muito pelo fato de toda vez que procuramos informações sobre alergias a corantes, lemos que são raras e incomuns.E muitos acreditam que essas alergias são "colocadas na conta" dos corantes ou outros aditivos alimentares, sem serem eles os verdadeiros problemas. Já vi também que há várias classes químicas diferentes de corantes, e temos que aprofundar nosso conhecimento para saber quais outros podem ou não causar os mesmos problemas.
  Já com alergista marcada e crise controlada fui procurar mais informações, claro, não dá para esperar as respostas, nós, mães e família de alérgicos, sempre queremos saber mais e como e onde...Mas é muito difícil de encontrar informações relacionadas a alergia a corantes específicamente. Se fala muito de alergia alimentar em geral, de alergia a leite de vaca(essa já conheço,rs), a alguns grãos...entretanto, alergia a corantes, por ser incomum, é meio ignorada. Algo que já sabemos, até por informações que temos de alergias anteriores, é que exames de sangue não são 100% precisos e eficientes. Mas fora isso, nenhuma informação. Os sintomas são muito semelhantes a outros casos de alergia alimentar: o inchaço no rosto, placas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de muita coceira (urticária) e até reações mais extremas como falta de ar devido a comprometimento das vias respiratórias: inchaço na glote (que fica na entrada dos pulmões) ou nas próprias paredes dos brônquios, a “bronquite” (ou asma). Poderá acontecer ainda, mais raramente, queda de pressão e até desfalecimento (anafilaxia grave). Meu filho teve reações já vistas nele anteriormente em outras crises: placas vermelhas por todo corpo, principalmente em baixo dos braços e pernas, muita coceira e secreção nasal. Os sintomas regrediram com 5 dias de antihistamínico.
   Vamos observar, visitar o médico e aprofundar nossos conhecimentos. 




3 comentários:

  1. Melhoras para o pequeno e boa sorte nas pesquisas.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana!! Vamos a alergista essa semana, depois te conto. Bj.

      Excluir
  2. Minha também teve ao remédio annita que tem o corante vermelho 33 , ela tbm e Aplv então acho que é bem isso , corantes pra eles não rola

    ResponderExcluir