terça-feira, 28 de agosto de 2012

Festa de aniversário para todos os gostos

  A festinha de aniversário do meu filho está chegando e ando me dedicando um pouco a isso. As vezes desanimo, com receio dos convidados não ficarem tão felizes com as receitas como nós ficamos. Porém, quando vejo uma festa tão linda e deliciosa, que minha amiga Ana fez para sua linda filha, as forças e ânimo voltam. Aqui, ela dividirá conosco um pouco desse dia tão alegre. Vejam a delicadeza dela e que bolo lindo! Mais uma prova que a vida dos alérgicos pode ser deliciosa!!

   E chegou a primeira festinha de aniversário da minha menininha depois que descobrimos que ela é alérgica a proteína do leite. Na festinha de um ano já fiz tudo, bem empolgada, brigadeiros, docinhos e cupcakes. Na de 2 anos, depois do diagnóstico da APLV, a primeira reação foi de não fazer nada. Com o passar dos dias, a data chegando e vendo que ela estava começando a se animar com as festinhas dos amigos, resolvemos fazer um piquenique, bem informal. Uma coisa eu fazia questão: só teria coisas que ela pudesse comer, seria o dia do “pode tudo”. Mas esse tempo ouvindo relatos de outras mães de alérgicos, abriu um pouco a consciência e resolvi fazer opções também para os que eram alérgicos a leite-ovo-soja e para os diabéticos (tinham 2 mães diabéticas na lista de convidados). Não teve brigadeiro, não teve cupcake, mas todo mundo saiu feliz, os pratos voltaram vazios, as barriguinhas cheias e as carinhas felizes.
O cardápio para quem quiser se inspirar:
PÃO DE BATATA E PÃO FRANCÊS – sem leite, soja ou ovos (receita na seção de receitas salgadas da Cozinha de João)
MAIONESE DE INHAME - sem leite e sem ovos
Bater no liquidificador: 300g de inhame cozido, ½ xicara de azeite, suco de meio limão, 1 e 1/2 colher de chá de sal, 1 pitada de açúcar e um pouco de cheiro verde. Colocar num potinho de vidro bem limpo e deixar na geladeira.

BOLINHO DE GELÉIA - sem leite, soja ou ovos (receita na seção de receitas doces da Cozinha de João)
BOLO DE BANANA E AVEIA – sem leite, sem açúcar e sem trigo
Bater no liquidificador: 4 bananas beeeem maduras, ½ xícara de passas sem semente, ¼ xícara de óleo, 3 ovos. Colocar numa tigela e misturar com 2 xícaras de aveia em flocos finos e 1 colher de sopa de fermento. Levar para assar em forma de bolo inglês, untada com óleo.

BOLO DE LARANJA SEM MANTEIGA (esse é o bolo da foto, foi o bolo escolhido para os parabéns)
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar (mas ficou doce, dá para fazer com apenas 1 xícara)
- 3 ovos
- 1 copo grande de suco de laranja
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo
Bata as claras em neve e reserve. Bata as 3 gemas com açúcar e adicione o copo de suco de laranja. Bata até ficar homogêneo. Junte as claras em neve sem bater e, por fim, coloque a farinha e o fermento, misturando bem. Despeje em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno moderado (180ºC), pré-aquecido, até dourar. 
O recheio foi leite condensado de soja com bastante coco ralado e uma colher de becel. Levei ao fogo mexendo até desprender da panela.
Para o bolo ficar bonitinho decorei com glacê de laranja feito misturando 2 xícaras de açúcar de confeiteiro e um suco de laranja até formar um creme. Cobri a parte de cima do bolo deixando escorrer e salpiquei raspinhas de laranja por cima. Umas gotinhas de corante de bolo em gel só para alegrar e as estrelinhas para enfeitar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário