segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cálcio

   Um problema para quem tem restrição a ingestão de leite de vaca e derivados e soja, é a quantidade de cálcio que os pequenos ingerem. Principalmente porque já reparei que, além de meu filho, há várias outras crianças que não gostam dos leites especiais. Pensando nisso, levamos nosso filho aos cuidados de uma nutricionista. E ela nos deu algumas ideias interessantes que vou compartilhar aqui.
  Para meu filho tomar seu leite pela manhã, já temos que batê-lo com alguma fruta. Usamos meia banana para 150ml de leite. Sempre tivemos receio porque já havíamos ouvido que interfere na absorção de cálcio. A nutricionista nos tranquilizou, disse que esta interferência é pequena, e que não tomar é muito mais prejudicial. Nos disse para tentarmos também com morangos, mamão(que já fizemos aqui em casa e não deu certo) e manga(nunca tinha pensado em tentar manga), porque manga tem sabor mais ativo e pode mascarar mais o sabor ruim do leite( esta com certeza vou tentar). E também, colocar uma colher de sobremesa de aveia na vitamina, ajuda a mascarar o sabor e auxilia o intestino(que muitas vezes, nos casos dessas alergias, já foi bastante maltratado) . Para crianças que não tem problemas com ganho de peso a cima do necessário, ainda pode ser tentado um engrossante sem leite. Aqui, preferimos não utilizar pelo aporte de calorias mesmo, mas acho um ótima opção. Meu filho não gosta de chocolate, então esta não é uma boa escolha para nós, mas para crianças que gostam, pode ser utilizado o chocolate ou cacau em pó.
   Também achei muito legal, a dica de fazer todos esse preparo a cima(conforme der certo para cada criança) e colocar no congelador em potinhos, como se fosse um sorvete.Assim, será uma forma diferente de apresentação e será encarado como um docinho, ao invés do leite obrigatório de cada dia. Pode também ser batido com gelo e fazer um milk shake. Nesses casos, ideias para lanches.
   Outra ideia boa, é fazer um mingauzinho. João tomou muito quando era menor, mas depois paramos porque não queríamos dar mais os engrossantes. Mas eles apesar de interessantes, não são essenciais, podemos fazer com amido de milho(um pouquinho só para engrossar) e aveia.
   Vale ressaltar que brócolis, couve e espinafre, principalmente os dois primeiros, possuem bastante cálcio, então é legal introduzir na dieta, se não houver restrições, é claro.
   São pequenas dicas, mas que podem nos ajudar muito no dia a dia. Não esquecendo que, cada criança tem sua necessidade específica, além da quantidade de cálcio variar muito dependendo de idade, peso e altura de cada pequeno. Então, sempre procure ajuda de profissional.

2 comentários:

  1. Oi Leticia. Também levamos a Sofia a uma nutricionista porque além da APLV ainda somos vegetarianos. Aqui em casa não entra carne nenhuma, nem de vaca, nem de aves e nem de peixes. Todo dia eu coloco na comidinha dela (no almoço e misturado com uma bananinha no lanche)quínua, que é rica em proteínas, e a chia, que é riquíssima em cálcio, potássio e manganês.Também uso a farinha de chia nos pães e tudo o que leva farinha. Depois que começou com as dicas da nutricionista, Sofia desandou a crescer!
    Outra verdura rica em cálcio e pouco usada por nós é a acelga.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ana, muito obrigada pelas dicas!!! Super interessantes.Vou colocar na minha próxima lista de compras, com certeza a acelga e a quinua. Esta já conhecia e usava até mesmo no lugar do arroz há alguns anos. Mas a chia, não conheço. Vou procurar.
    Outra coisa, você deve ter várias receitas legais, hein! Quando puder, me mande.
    Adoro seus comentários! Bjks.

    ResponderExcluir